Clube de Leitura do Senso Incomum
Ler os clássicos é bom. Ler bem acompanhado é melhor.
Você já tentou ler um grande clássico da literatura… e desistiu no meio do caminho?
As frases longas, os diálogos complexos, as referências históricas e filosóficas… tudo isso pode tornar a experiência solitária e difícil.
Ou talvez tenha concluído alguns livros. Idéias até relevantes, mas não entendeu por que alguém considera aquilo tão incrível.
Pior ainda: Você simplesmente não tem com quem conversar sobre sua leitura.
Ora, ler os clássicos nunca deveria ser um fardo. Eles são um mapa para compreender o ser humano, a política, a cultura — e a nossa própria vida.
Mas bem mais do que isso: os clássicos são LEGAIS. Ok, com a exceção de Os Sofrimentos do Jovem Wether, os clássicos são sensacionais. São aqueles livros tão bons que você quer continuar lendo. Obviamente que devemos ignorar a escola em 90% dos casos para poder apreciar os clássicos – entretanto, uma vez degustados, viram um hábito obrigatório.
Foi para resolver estas pendengas que criamos o Clube de Leitura Senso Incomum: porque ler sozinho pode ser uma experiência recompensadora, mas ainda é bem pouco comparado a ler com uma comunidade de leitores interessados em discussões lentas e aprofundadas, querendo extrair o melhor dos livros em um espaço vivo, online e interativo, onde mergulhamos juntos nos maiores textos da história, destrinchando cada detalhe em encontros semanais.
Em suma: sabe por que você anda lendo pouco? Por que inventou de ler algum clássico, e “não viu nada demais”? Porque não leu junto a uma comunidade de leitores.
📚 O que já lemos juntos

- A Montanha Mágica, de Thomas Mann — capítulo a capítulo, analisando diálogos, símbolos e tensões filosóficas. Foram 7 meses nessa escalada por um dos maiores (literalmente) clássicos do século XX – começando justamente em 2024, no centenário do livro, que retrata o mundo perdido pela Primeira Guerra Mundial.

- O Corvo, de Edgar Allan Poe — o poema que elevou o gênero a um novo patamar, explorando ritmo, simbolismo e a força do gótico.

- Pais e Filhos, de Ivan Turguêniev — o livro que tornou a palavra “niilista” famosa, com um retrato impactante de gerações em choque com novas idéias intelectuais.

- Arquipélago Gulag, de Aleksandr Soljenítsyn — considerado pela revista Time “o livro de não-ficção mais importante do século XX”, o relato do autor que passou 8 anos nos campos de trabalhos forçados soviéticos é um experimento literário não só pela história, mas por encontrar o valor da vida mesmo no auge do desespero do totalitarismo comunista.
🚀 O que vem por aí

- A Odisséia, de Homero — o poema fundador da literatura ocidental, retratando a jornada de Odisseu de volta para seu lar, enfrentando sereias, ciclopes, bruxas... mas, principalmente, o risco de se esquecer de quem ele próprio é.

- O Jardim das Aflições, de Olavo de Carvalho — de uma discordância sobre o que um intelectual falava sobre Epicuro, Olavo traça um delicado e tenebroso descaminho de como a filosofia ocidental se perdeu no início da modernidade até nossos dias.

- Hamlet, de William Shakespeare — o príncipe dinamarquês além do "ser ou não ser": o que move Hamlet é justamente sua dúvida, o que o atormenta são precisamente suas certezas.
E muitos outros que serão escolhidos em conjunto com os membros.
🔴 Como funciona
- Encontros ao vivo no Zoom: todas as quartas, às 20h30 (horário de Brasília).
- Discussão profunda, mas acessível: cada encontro traz contexto histórico, literário e filosófico, além de espaço para perguntas.
- Gravações disponíveis: se você não puder assistir ao vivo, terá acesso à gravação.
- Comunidade exclusiva: espaço para debates, indicações e troca de ideias durante a semana.
O que um Clube de Leitura NÃO é
- Resumo de livro: um clube de leitura é para se aprofundar, não para facilitar. Queremos extrair o máximo possível dos livros, não apenas chegar até a última página.
- Aula acadêmica entediante: poucas coisas destróem mais o prazer literário do que a obrigação literária. O objetivo não é apenas ter uma aula, mas criar vínculos com livros e leitores.
- Uma reunião de auto-ajuda: educar vem de ex ducere, conduzir para fora. Não queremos nem usar o espaço como terapia, nem como disputa de opiniões ou de metas lidas.
- Maratona de leitura: não é nosso objetivo te ajudar a terminar um livro, mas a ter a experiência mais rica possível com ele.
✨ Por que participar?
- Ler sozinho pode ser difícil — ler junto transforma a experiência em descoberta.
- Você terá acesso a interpretações, conexões e referências que passam despercebidas em uma leitura solitária.
- A constância de um encontro semanal cria disciplina e progresso real.
- Você fará parte de uma comunidade que valoriza a cultura, a filosofia e a literatura.
🎯 Para quem é o Clube?
- Para quem sempre sonhou em ler os clássicos, mas se perde sozinho.
- Para quem busca uma comunidade intelectual engajada.
- Para quem deseja ampliar o vocabulário, o repertório cultural e enriquecer a visão.
- Para quem entende que literatura não é passatempo, é formação.
🔑 Quanto custa?
Pense quanto custa uma pós-graduação ou um curso avulso de literatura…
Agora imagine aprender com profundidade, semana a semana, por menos do que o valor de um jantar em família.
👉 O Clube de Leitura do Senso Incomum custa apenas R$ 450, podendo ser dividido mensalmente – o que dá menos do que qualquer jantar.
(cancele quando quiser).
👀Mas olhe só…
O Clube de Leitura do Senso Incomum fica dentro da Formação Senso Incomum! Isto significa que você ainda terá acesso a todo o conteúdo que fizemos da Formação, que vamos retomar agora em ritmo acelerado no segundo semestre! 😲
🤔 E os livros já lidos e encontros já feitos?
Quem entrar agora terá acesso imediato às gravações de TODAS as leituras já feitas. E você pode assistir no ritmo que quiser, acompanhando suas leituras.
📲Grupo no Telegram
Para acompanhar leituras e discussões, dicas de outras leituras, links interessantes e tudo associado ao nosso Clube, você ainda tem acesso ao grupo do Clube de Leitura no Telegram, que já é uma leitura válida à parte!
📌 Garanta sua vaga agora!
Basta inscrever-se na Formação Senso Incomum e acompanhar os e-mails e links do Clube de Leitura do Senso Incomum!